25 junho 2012

Crianças em situação de vulnerabilidade social

64º dia
Leitura Bíblica: Colossenses 3
Texto escrito por Nathaniel Brandão Jr no livro "100 dias que impactarão o Brasil"

O art. 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que: "Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (...)". Deveria ser assim, mas a teoria nem sempre é seguida na prática. Hoje no Brasil temos 8 milhões de crianças abandonadas e destas, cerca de 2 milhões vivem permanentemente nas ruas. A cada dia, 10 são abandonadas nas ruas de nossa pátria.

A vulnerabilidade social decorre dos seguintes fatores: falta de estrutura familiar, alcoolismo dos pais, conflitos entre casais que fazem da criança a testemunha de ofensas e agressões, desrespeito, abuso e exploração sexual, deficiência física, discriminação por identidade étnica ou religiosa, tráfico de crianças, atividades ilícitas, trabalho infantil, muitas vezes com risco à saúde ou à segurança (como em carvoarias, no corte de cana, na fabricação de tijolos, etc) e prostituição mirim (de meninos e meninas).

Todos nós estávamos sós e abandonados, mas fomos adotados pelo amor de Deus por intermédio de Jesus. Esta situação caótica da infância não será resolvida pelo poder público, mas sim pelo Poder de Deus quando os verdadeiros cristãos descruzarem os braços. "Não vos comove isto a vós que passais pelo caminho? Atendei, e vede, se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que o Senhor me afligiu, no dia do furor da sua ira" (Lamentações 1: 12)
Não podemos nos omitir. A omissão é tão pecado quanto a ação. "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não faz comete pecado" (Tiago 4: 17)

Crianças que chegam ao Lar Batista Esperança... De onde elas vêm? Muitas pediam dinheiro nos sinais de trânsito, não estudavam, passavam fome e viviam em moradias precárias. Já atendemos 593 crianças e adolescentes. 86, 7%  foram abandonadas pela família pela forma de violência doméstica e pedofilia. 11, 3% pelo uso de drogas dos pais ou responsáveis e o restante da orfandade e falta de recursos materiais. "E respondendo o rei (Jesus), lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizerdes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25: 40) . Reitero: A omissão é tão pecado quanto a ação. Não existe pecadinho e nem pecadão.

Oremos: 1) Por todas essas crianças; 2) Pelas famílias dessas crianças, geralmente desestruturadas; 3) Pelas organizações e igrejas que atuam neste ministério; 4) Pelas crianças do Lar Batista Esperança e seus mantenedores; 5) Pelas igrejas que receberão equipes na Trans 2012

Seja Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário