11 junho 2012

Frutos do Espírito na vida de cada crente

50º dia
Leitura bíblica: Gálatas 5
Texto escrito por Alércio Franco Costa, no livro "100 dias que impactarão o Brasil"

Na carta aos gálatas, Paulo afirma que o cristão deve andar segundo o Espírito, cujo fruto é "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio."
Assim como em um pomar, os frutos espirituais geram esperança e alegria não só naqueles que os produzem, mas em todos que podem dele se servir. Cecília Meireles (escritora) tem razão quando diz: "Se eu tivesse um pomar, (...), não lhe poria grade à roda como os outros proprietários. (...) O meu pomar seria assim: todo aberto, para todos."
Mas, preferindo ser servidos a servir, às vezes deixamos de produzir os frutos que promovem esperança e alegria. O resultado é que o mundo está cheio de ideias, de shows e de tantas outras coisas que enchem os olhos, mas continua vazio, sem paz.

Não serão as palavras e, sim, os exemplos que mostrarão ao homem sem Deus o caminho da comunhão com o Criador. Daí o desafio de sermos frutíferos! Sim, precisamos produzir o fruto do Espírito com todas as suas características.
A prova maior da ação do Espírito Santo é a transformação do caráter. Lembro-me de que, em uma igreja que pastoreei, um novo convertido testemunhou que sua conversão acontecera depois de observar seu vizinho, que era um crente em Jesus, membro de nossa igreja. Aquele irmão não sabia que a sua vida tinha sido objeto de avaliação. Mas, graças a Deus, ele passara no teste e, pelo exemplo, conduziu aquele vida aos pés de Cristo. É isto que o mundo deseja ver: vidas transformadas, que produzam boas obras, que sejam a imagem de Cristo e, assim, que façam a diferença neste tempo.

Li, também, a história de um sacerdote hinduísta que, ao observar missionários cristãos, comparou-os a uma árvore frutífera à beira da estrada. Quando seus galhos estão carregados é atacada com pedras e pais. A árvore "responde" colocando suas frutas aos pés daqueles que a atingem. Ao final, ela está danificada, suas folhas rasgadas, seus galhos quebrados. Mas, no ano seguinte, produz mais frutos do que no anterior.

Cada crente em Jesus Cristo deve agir a exemplo dessa árvore, produzindo frutos que edifiquem vidas, proclamem o evangelho ao mundo e, sobretudo, que contribuam para a glória de Deus. Frutifiquemos, pois!

Oremos: 1) Que cada crente seja cheio do Espírito Santo; 2) Que o fruto do Espírito esteja sempre presente em nossas vidas; 3) Que busquemos mais as coisas que alimentam a nossa vida espiritual; 4) Que queiramos ser iguais a Jesus em nosso viver!; 5) Que Deus nos mova a participar da Trans 2012.

Seja Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário