18 junho 2012

O fruto do Espírito na vida familiar

57º dia
Leitura Bíblica: Efésios 5
Texto escrito por Walter Santos Baptista, do livro "100 dias que impactarão o Brasil"

"O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." (Gálatas 5: 22).

Amor: Quatro eram as palavras gregas para designar amor: Philia (amizade), Eros (biológico, sexual), Storge (familiar) e Ágape (amor - doação, o amor - natureza - de - Deus, o amor de Cristo pela igreja). Quando o Eros e o Storge são unidos pelo Ágape, é um céu dentro de casa.

Alegria: A alegria dada por Deus subsiste mesmo na doença ou na falta de dinheiro. Ela nos ajuda a esperar a vitória a longo prazo, crendo que o Senhor tem a situação em Suas mãos.

Paz: É a tranquilidade quando tudo está caótico. Shalom, no Antigo Testamento, expressa também "plenitude, sucesso, saúde, cura, salvação, inteireza, prosperidade, bem-estar, tranquilidade, harmonia". Eirene, no Novo Testamento, é a paz que "excede todo o entendimento" (Filipenses 4: 7), resultado de se descansar em Deus.

Paciência: Longanimidade, leniência, capacidade de suportar. Tão necessária quando, em certas famílias, ora-se pelo arrependimento e retorno ao lar do marido pródigo ou do filho com companhias inadequadas. A paciência deve se aliar ao perdão.

Amabilidade: Gentileza, ternura, doçura, afabilidade. É saber se adaptar para ir ao encontro do necessitado. Deus fez isso por nós ("o Verbo fez-se carne e habitou entre nós", João 1:14). Precisa maior motivação?

Bondade: Além de benignidade, deseja ver a bondade nos outros e se esforça para consegui-lo. O contrário implica rancor, mesquinharia, ganância... Um marido mesquinho e uma esposa rancorosa são vetores de um casamento enfermo.

Fidelidade: Torna a pessoa de bom caráter, fidedigna, confiável, digna de fé. Não é o que se espera de uma família cristã, que seja exemplo para sua vizinhança?

Mansidão: Não é fraqueza, timidez ou covardia, mas força sob controle. A mansidão contrasta com a disciplina, como apresenta Paulo aos coríntios: "Que é que vocês querem? Devo ir a vocês com vara, ou com amor e espírito de mansidão?" (1 Coríntios 4: 21).

Domínio próprio: "O que faço não é bem o que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo" (Romanos 7: 19). No lar, é preciso exercer autodomínio, a temperança. Também traduzida por "continência", tão necessária na preservação da virtude e castidade para quem se prepara para o matrimônio.

Oremos: 1) Que haja amor, alegria e paz nas famílias; 2) Por paciência, bondade e amabilidade; 3) Por fidelidade, mansidão e domínio próprio; 4) Que o crentes das famílias estejam fazendo o possível para que toda a família se converta a Jesus; 5) Pelas bases e equipes nas Trans Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário