02 julho 2012

Região Centro-Oeste: Clame pelo coração do Brasil

71º dia
Leitura Bíblica: 2 Tessalonicenses 1
Texto escrito por Eli Souza Jr, no livro "100 dias que impactarão o Brasil"

Segunda maior região territorial do Brasil, com área de 1.606.371 Km², o Centro-Oeste pode ser considerado como o coração do país. É a única região que faz divisa com todas as demais, podendo, assim, sentir o toque, as influências e o sotaque de cada pedacinho desta terra.
Com cerca de 14 milhões de habitantes, o Centro-Oeste é formado pelos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Pouco industrializado e com economia à base da agropecuária e comércio, caracteriza-se por grandes vazios demográficos e por concentrações urbanas bem definidas nas capitais e em algumas cidades-polos.

Num contexto étnico, socioeconômico e cultural tão diverso, alguns desafios para esta região são urgentes:
O coração do Brasil clama pelos povos indígenas! Os dados da FUNAI apontam um grupo de 124.368 indígenas no Centro-Oeste; 96.070 destes vivem no campo e 28.298, nas áreas urbanas. Em Mato Grosso do Sul está a metade deste contingente. A realidade espiritual indígena é desafiadora, com o crescimento do alcoolismo e outras drogas. Conflitos com grileiros e fazendeiros pela disputa de terra tem se tornado frequentes.

Emergência: Ataque cardíaco nas famílias! Em 2010, foram 243.224 casos de divórcio no Brasil. Brasília e Campo Grande foram campeã e vice-campeã pela proporção populacional. Um título para não ser comemorado! O desafio missionário passa pela conquista das famílias, com igrejas preparadas para acolher, restaurar e discipular os lares em decadência.


Uma tristeza nos olhos e na alma dos ribeirinhos! As três bacias que cortam o Centro-Oeste (Amazônica, do rio Paraná e do rio Paraguay) constroem o grande desafio de alcançar o povo que vive às margens dos rios e, muitas vezes, do evangelho. Entre as vazantes e enchentes dos rios, este povo vive ciclos de migração e reconstrução. A tristeza que vai nos olhos é fruto de um futuro sem sonhos e sem Cristo.


Ainda haveria muito o que falar dos desafios das grandes cidades, das inúmeras micro e pequenas comunidades, que carecem ser consideradas como campos missionários dependentes de nossa ação. O coração do Brasil precisa de grandes doses do amor de Deus e da graça de Jesus.

Oremos: 1) Pela região Centro-Oeste do Brasil: povo e governo; 2) Pela atuação das igrejas batistas, pastores, missionários e líderes; 3) Pela salvação do povo do Centro-Oeste; 4) Pela a plantação de novas igrejas na região; 5) Pela Operação Jesus Transforma (Trans 2012) no Centro-Oeste do Brasil.

Seja Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário