07 agosto 2012

O que é ser cristão

Viver uma vida totalmente tranquila, feliz, curtindo o balanço de uma rede, uma sombra boa e de preferência com água fresca (ou Coca Zero), é o que todo mundo quer, certo? Aí você recebe a notícia de que Jesus pode melhorar sua vida. O que você pensa?: Oba! Uma vida fácil com direito até entrada no céu quando eu morrer? É isso o que eu quero. 
É, companheiro, há alguns "poréns" nessa história aí. Se ser cristão fosse fácil, todo mundo seria, não acha? Mas por que nem todo mundo é? Vamos à explicação:

- Ser cristão requer, principalmente, renúncia:
Quando uma pessoa se converte, ela deve abandonar tudo aquilo de errado que ela fazia antes. A palavra conversão significa mudar o rumo, transformar, ir para o lado oposto ao que se estava indo. Isso é fácil? Obviamente que não. E pior ainda quando você não considera errado aquilo que estava fazendo, mas se é mesmo errado, é difícil mudar e leva tempo. 
Essa é a questão principal do Ser Cristão, é buscar se parecer com Cristo, isso implica em abrir mão de muitas coisas.

- Ser cristão requer tempo:
Quando você aceita Jesus em seu coração não acaba por aí. Sua vida não dá um 360º instantâneo. Qualquer mudança leva tempo. Jesus vai te transformando aos poucos, vai tratando seu caráter devagar. Você vai passando a descobrir as áreas de sua vida que não estão de acordo com aquilo que Deus gosta, e que devem ser mudadas.
E outra coisa, a parte do Tempo significa investir tempo. Se você arranja um amigo, mas depois nunca mais fala com ele, nunca mais o vê, a amizade de vocês vai crescer? Claro que não. E por que você acha que isso não se aplica a Deus? É preciso dedicar tempo a Deus, conhecendo-O através da Bíblia, para que a amizade de vocês cresça.

- Ser cristão significa morrer:
Separei este tópico do primeiro tópico, mas os dois têm a ver. 
Todo cristão precisa morrer para o mundo e nascer para Cristo, ou nascer em Cristo. O que é isso? A partir do momento em que você aceita Jesus como seu Senhor e Salvador, você deixa de pertencer ao mundo, morre para ele, para pertencer a Jesus. Sendo assim, você, que não é mais dominado pelas coisas do mundo, passa a fazer as coisas de Deus. Deu para entender? Você passa a estar debaixo do senhorio de Cristo. 
"As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo". Você é nova criatura, uma pessoa transformada, todos aqueles maus costumes, maus pensamentos, más ações, tudo isso é deixado de lado por você e você passa a ter a mente de Cristo. Passa a buscar pensar como Ele pensaria, agir como Ele agiria, falar como Ele falaria.

Agora te pergunto, isso tudo é fácil? Não, não é. E tem mais:
Ser cristão não é sentar e receber tudo de Deus na mão. 
Ser cristão não é ter uma vida sem momentos difíceis. 
Ser cristão não é viver a mesma vida que você vivia antes e acrescentando o título Cristão no Facebook.
Aliás, ser cristão não é só postar mensagens cristãs nas redes sociais.
Ser cristão não é só ir à igreja.
Ser cristão não é ser careta.
Ser cristão não é só dar comida aos que tem fome e roupa aos que estão precisando.

Ser cristão é abrir mão de algo por amor Àquele que te amou tanto a ponto de abrir mão de sua própria vida para morrer por você, Jesus Cristo. Ser cristão é dedicar tempo em comunhão com Deus, conhecendo e prosseguindo em conhecê-Lo. Ser cristão é passar por momentos de dificuldades crendo que Deus é maior que qualquer problema, e que Ele não te abandona na tempestade. Ser cristão é ter pouco para comer e ainda assim orar a Deus agradecendo. Ser cristão é ter muito para comer e agradecer a Deus a oportunidade de poder dividir seu alimento com outras pessoas. Ser cristão é sentir que Deus é tudo o que você precisa quando você não tem nada. Ser cristão é ler a Bíblia e perceber Deus falando com você. Ser cristão é ver os noticiários na TV e pedir a Deus misericórdia pelos que estão cometendo crimes, para que eles paguem suas penas, mas que tenham a oportunidade de conhecer Jesus.

Ser cristão não é fácil, mas não existe nada que se compare a certeza de que você fez a escolha certa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário