06 outubro 2012

Thanatos e seus Porquês!


Hoje estive pensando sobre as coisas relacionadas a soberania de Deus e me lembrei da música tão conhecida e cantada: vai valer a pena! Nesta música exaltamos o nome do Senhor e declaramos que quando Ele voltar nas nuvens para nos buscar poderemos exultar de alegria e dizer: Senhor, valeu a pena! Estava indo do trabalho pra casa e cheguei a suspirar. Disse em meu coração nada se compara a esse sentimento, todas as alegrias desta Terra reunidas não podem ser comparadas a alegria daquele dia. De volta aos dias atuais, comecei a refletir sobre os momentos em que vivemos, da expectativa em sentir as alegrias que nos são possíveis aqui na Terra, a formatura, o casamento, o nascimento dos filhos, a realização ministerial, enfim, há muito com que se alegrar. Mas também  pensei nas dores, nas perdas e principalmente na morte (thanatos). Deus nos fez para sermos felizes, mas Ele não nos poupará na separação pela morte. Confesso que esta constatação afligiu meu coração, mesmo sabendo que essa é a vontade soberana de Deus. De volta ao trabalho achei um texto do Pastor  Rodrigo de Lima Ferreira para a revista Ultimato que me saltou aos olhos. Ele conseguiu imprimir em poucas linhas aquilo que se passava em meu coração e mente!

 
"Porém, mesmo sabendo de tudo isso, como reagir quando se faz o ofício fúnebre de uma moça de 21 anos, que estava planejando se casar com o tecladista da equipe de música da igreja que pastoreio? O que responder ao jovem namorado da falecida que, mesmo firme em sua fé em Cristo, ficou abalado (com toda razão) com o falecimento? A pergunta que me passou pela mente, e que me foi feita pelo rapaz, foi: “Por quê? Por que Deus, sendo bondoso e misericordioso, leva alguém pleno de saúde, sem nenhum sinal de enfermidade, que buscava intimidade sincera com o Senhor, ceifando sua vida? Qual o propósito de Deus nisso?”.

Ao terminar de ler esse paragrafo do referido texto eu também perguntei o porquê! A resposta que o autor deu veio de encontro ao meu coração.
Em Jó 38 (depois você dá uma passadinha por este capítulo) Deus mostra com todo cuidado a Jó que mais importante do que respostas racionais é o conforto que a Sua presença pode trazer.
Em meio a dor insuportável que a morte traz procure trazer a memória o amor paternal de Deus, Ele cuidará de nós, não precisamos entender o porquê, apenas precisamos do Seu doce consolo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário